Hoje em dia, um dos anabolizantes mais usados por bodybuilders além de atletas profissionais e amadores é o enantato de testosterona. Isso se dá por causa dos resultados que aparecem em pouco tempo além do seu alto poder de ação no organismo humano.
Apenas encontrada no mercado negro, é uma droga não prescrita por médicos. Portanto, sempre existem as suas contra indicações sendo geralmente administrada por entusiastas e seu uso é por conta e risco. Tome cuidado!
O que é o enantato de testosterona
Além do já falado, o enantato de testosterona tem uma ação aumentada do hormônio da testosterona. Ele é encontrado em concentrações com quantidades que podem ir de 200 a 500mg/ml e a baixíssimo custo.
A testosterona é produzida nos testículos e é por esse hormônio que os músculos crescem. No caso do uso da droga, o hormônio principal e produzido pelo corpo é colocado junto ao éster enantato com o objetivo de atrasar a sua liberação para o sangue com o passar de muitos dias.
Muitos fisiculturistas ainda usam o enantato de testosterona em ciclos junto de outras substâncias como a oxandrolona. O objetivo principal, além do crescimento, é a queima de gordura.
Alguns estudos comprovaram esses fatos. Num teste, algumas pessoas usaram 600 mg por semana de enantato de testosterona durante 20 semanas e obtiveram um aumento de cerca de 15% de massa magra.
A observação principal a se tomar é que o grupo que perdeu mais gordura foi o que utilizou a dosagem mais alta (600 mgs semanais). Além disso, adquiriram força muscular e volume se comparados aos que ingeriram doses mais baixas dentro do estudo.
A conclusão chegada foi que quando uma quantidade maior do que o normal é injetada, o crescimento muscular ? além de outros ganhos ? também será maior. A regra vale para qualquer outro esteróide, mas é bom relembrar que quanto mais for usado, maiores são os riscos de acontecer algum outro tipo de efeito colateral.
Enantanato, posso tomar?
Vários problemas são muito comumente associados dos usuários do enantato de testosterona. A retenção líquida e o aumento da pressão sanguínea são os maiores. Geralmente o controle é feito fazendo-se ciclos com menor concentração usando 750 mg por semana, no máximo.
A ginecomastia ? que é o crescimento de mamas em homens num tamanho fora do padrão normal ? também pode acontecer. O problema geralmente é solucionado com consultas médicas especializadas.
Além disso, como com quaisquer outras drogas anabólicas, efeitos colaterais em comum aparecem. Tais como alargamento da próstata, acne, queda de cabelo, inibição do eixo hormonal natural, lesões no fígado, pressão alta, entre outros.
Grande parte desses problemas se deve ao fato do corpo transformar a testosterona em estrogênio por um processo metabólico feito pela enzima aromatase. Este processo é chamado de aromatização.
Portanto, a resposta para pergunta seria uma recomendação de não tomar o enantato de testosterona. Procure um médico especialista, como o nutricionista para te passar uma dieta e bons exercícios físicos que façam você alcançar seus objetivos de maneira saudável.
Postar um comentário