Pratique exercícios durante a TPM e se livre de todos os sintomas.
Pratique exercícios durante a TPM e se livre de todos os sintomas.
A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um problema que afeta uma grande parte das mulheres, e que causa diversos desconfortos, dores de cabeça e pelo corpo, irritabilidade e sensibilização. Ela não apresenta um padrão e existem até inúmeros casos de mulheres que não apresentem sintoma algum destes.
Mas como estes casos não são muito comuns e a esmagadora maioria das mulheres sofre bastante com isso, a ciência vem buscando alternativas para pelo menos minimizar os problemas. E nesta busca descobriu-se que os exercícios físicos, praticados de maneira regular e sadia são excelentes formas de amenizar a TPM.
Como os exercícios podem me ajudar a superar a TPM?
Como a menstruação, de uma maneira geral, já mexe com todo o metabolismo da mulher e com seus hormônios mais especificamente, os exercícios ajudam a manter e a recuperar este equilíbrio metabólico. Muitas mulheres por exemplo, tem propensão a retenção de líquido nesta fase, e os exercícios aeróbicos melhoram a circulação de uma maneira geral, o que auxilia na eliminação destes acúmulos.
Qual exercício devo praticar?
Outro fator a se observar é que muitas mulheres ganham peso durante a TPM, dada a sua vontade de comer doces. Esta vontade acontece por que em alguns casos a TPM causa hipoglicemia, e este desejo é apenas um chamado do corpo por glicose. Os fatores de irritabilidade também podem ser reduzidos com a prática de atividades que ocasionem um relaxamento posterior, como os aeróbicos, o pilates ou a yoga.
Como os exercícios podem ajudar no controle hormonal?
Todos estes benefícios são muito importantes, mas sem sombra de dúvidas, a principal contribuição dos exercícios físicos estão no controle hormonal. Como a TPM ocasiona uma liberação elevada de adrenalina e de cortisol, fator este que causa irritabilidade e dores pelo corpo, os exercícios físicos atuam de maneira a eliminar os excessos destes hormônios e na liberação do hormônio opositor, a noradrenalina, serotonina e as demais endorfinas, que promovem um relaxamento e sensação de bem estar.
Além disso, algumas pesquisas apontam para o fato que com a prática constante, os sintomas da TPM vão sendo reduzidos, tornando-a mais amena. Um ponto a ser levado em consideração é que o desempenho físico da maioria das mulheres fica reduzido nesta fase, portanto é absolutamente normal uma queda de desempenho, que será normalmente superada após o fim da TPM.
Com isso, fica bastante claro que o exercício físico é uma excelente maneira de se amenizar a tão temível TPM, dando as mulheres uma alternativa saudável que irá proporcionar ganhos de qualidade de vida bastante significativos.
Conheça 4 alimentos que pioram os sintomas da TPM
Postar um comentário